quinta-feira, 5 de março de 2009

Desligado

Dia 1
28 de Fevereiro de 2009, Clássico FCP – SCP, tudo em aberto, zero a zero, minuto 86, oiço um estrondo uma fracção de segundo antes de deixar de ver um palmo à minha frente…
“Foi-se a luz” diz o Pedro ao meu lado.
Ok, esperemos que volte amanhã. Penso para mim…
“Vamos sair e jantar. Se entretanto não voltar, depois ligamos o gerador.” Completa o Pedro.

Dia 2
Sem luz e sem gerador
O gerador não funciona e não há água

Dia 3
Tudo na mesma, tirando o facto de poder tomar um banho às escuras, temos água.

Dia 4
Ainda não há luz. Desligado do mundo.

Dia 5
O electricista era para ter resolvido o problema do gerador, mas nada feito. A ENE (Empresa Nacional de Energia) ainda não resolveu o problema.

Dia 6
Acordei com frio. Uma aragem fria. Senti um desconforto. Retirei da cara a t-shirt que me tapa os olhos e me protege da luz, que bem cedo entra pela janela adentro. Dia 6, a luz voltou. Esse frio é o ar condicionado.

Luz, ar condicionado, frigorífico, TV, internet, tomadas para carregar telemóveis e computadores… Nada de mais. Nada que julguemos extraordinariamente importante quando estamos por Portugal. Até que nos falte, não sentimos a falta, não damos importância.

Regresso ao mundo. Ar condicionado ligado. Vou enviar um email, escrever no blogue, ler um jornal, carregar o telemóvel, ouvir o som da TV, beber algo fresco. Nada de mais.

3 comentários:

  1. Querido filho, isso é África! Embora no século XXI, percebes que a realidade que conhecias até agora é apenas uma bolha neste universo, e no planeta terra em que vivemos. África... Angola... Luanda...linda, rica, apaixonante, misteriosa, mas também pobre, inacreditável, de contrastes dolorosos. Uma experiência que concerteza vai enriquecer a tua forma de ver a vida e de dar valor ao que até aqui consideravas um dado adquirido... como por exemplo a luz. Carpe Diem, usufrui... vive o momento e aproveita todas as pequenas coisas. Beijo grande. Da tua, Fátma, aquela mãe super chata. Ah Ah Ah...

    ResponderEliminar
  2. Ora aí está uma situação com a qual eu não lidaria muito bem, mesmo depois de já ter feito um interrail de um mês, são aquelas "coisinhas" a que nos habituamos e sem as quais não passamos. Ainda assim, até pode ser divertido! :P


    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Viva João

    Como está a correr a adaptação a Luanda?

    Parece que faz parte da adaptação.
    Ao fim de uns dias já esboçamos um sorriso quando vemos a agua correr nas torneiras, ou o interruptor funcionar!


    Abraço,

    Tiago Antunes
    lbc

    ResponderEliminar